A 1.ª parte consistiu na elaboração de um inquérito sobre a utilização dos média e do digital e posterior aplicação aos alunos da escola sede.
A 2.ª parte consiste na apresentação dos resultados do inquérito aplicado, na ferramenta Glogster(em francês) e em documento Word (Português).
Análise do Inquérito:
Responderam a
este inquérito 230 alunos com idades compreendidas entre os 10 e 18 anos de
idade. 90% dos inquiridos afirmou ter acesso à internet em casa e 94,3% possuir
telemóvel. Relativamente à utilização da internet, verifica-se que 67,8% dos
inquiridos a utiliza todos os dias, 21,7% alguns dias por semana e apenas 10,4%
aos fins de semana. Os alunos que mais horas passam na internet situam-se na
faixa etária dos 13 aos 15, mas o número de alunos que utilizam a internet mais
de duas horas por dia é de 41,7%. Esta utilização é feita maioritariamente nas
redes sociais (33,5%), vídeos, música (33%), jogos (13,5%), pesquisa (10,9%),
para estudo (7,8%) e apenas 1,3% para informação.
No que diz
respeito às redes sociais, 68,3% mentiu sobre a sua idade quando criou a sua
primeira rede social. Apenas 8,3% dos inquiridos afirmou não possuir redes
sociais. As redes mais utilizadas são Instagram (61,7%) e Facebook (25,2%). Destaca-se
ainda o facto de 35,6% dos alunos referirem colocar fotografias nas redes
sociais, 14,3% terem já sido insultados online
e 9,6% terem por hábito falar com pessoas que não conhecem.
Quanto à
utilização dos média 60% dos inquiridos afirma que a internet é o melhor meio
para aprender, , mas apenas 23% a consideram fiável. A televisão é considerada
o meio mais fiável, 40%, mas apenas 22,2% a consideram importante para
aprender. Os jornais e as revistas são considerados o 2.º meio mais fiável, mas
apenas 16,5% os julgam relevantes para a aprendizagem. A rádio aparece sempre
em último lugar das escolhas dos alunos.
Sem comentários:
Enviar um comentário