quinta-feira, 23 de maio de 2024

Escrita Criativa

No âmbito de uma atividade de escrita criativa, decorreu hoje, na biblioteca, a leitura dos textos elaborados pelos alunos do pré-escolar, 1.º ciclo, CAA e Unidade de Ensino Estruturado, do Agrupamento de Escolas D. Afonso III, Vinhais.
    Cada uma das turmas recebeu uma ilustração do livro de Stéphane Servant e Emmanuelle Houdart, “A minha mãe”, edição de Orfeu Negro, e através da análise fez um pequeno texto. O resultado ficou fantástico! Mais uma vez os nossos alunos fizeram um trabalho brilhante! Um verdadeiro hino às mães!
    Fica aqui o registo de algumas dessas frases que compõem o livro criado.

“Por mais que as nuvens cinzentas tapem o sol, a mãe iluminará o caminho da filha com o seu amor.”
A mãe é uma guerreira que luta com as coisas más da vida. Ela transforma a tristeza num jardim com muita felicidade.
Ela é a árvore e eu o seu fruto. É ela que me ilumina quando estou triste nos dias em que tudo parece escuridão.
A mãe é como um jardim florido. Ela é o nosso porto de abrigo.
TER MÃE… É um abraço sem fim. Numa história interminável de AMOR!
A Mãe é a rainha do amor, É como a mãe natureza, aquela que cuida de nós.
A minha mãe ilumina o meu caminho. O canto da minha mãe é das melodias mais belas do mundo.
A mãe é como uma árvore que conta histórias encantadas onde o amor cresce com raízes profundas.
Mãe, que tantas raízes crias/Que renasces a cada dia/Que ris, choras e sonhas /Como uma luz que nos guia!
Entre montes e montanhas, Lobos e monstros, Existe um segredo: O colo e a luz da minha mãe!
A filha foi passear pela floresta. Quando voltou trouxe um passarinho e uma Bússola. Que ofereceu à mãe, e esta chorou de alegria.”


Sem comentários:

Enviar um comentário

Treino da Leitura

No âmbito da atividade “treino da leitura”, sugerida pela biblioteca escolar, os alunos do 5.º B, orientados pela docente Ana Luísa Estevinh...