segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

O assistente de biblioteca – um profissional imprescindível

     8h30. A biblioteca abra apenas às 8h45, mas à porta das instalações já se encontra um grupo de alunos - precisam de fazer uma pesquisa rápida e de requisitar os dicionários para a aula de inglês. Com um sorriso sempre nos lábios, a D. Graça - é assim que todos a tratam -  deixa entrar os alunos.
    Mais tarde, é necessário preparar a exposição sobre "Livros que foram adaptados ao cinema" ou então o "Dia da Alimentação" ou o "Halloween", a D. Graça guardou algumas coisas do ano anterior, mas é preciso trazer coisas novas. Mais uma vez, é a D. Graça que seleciona livros, que traz de casa alguns artigos para embelezar a exposição e ajuda na sua preparação.
    Chegaram livros novos à biblioteca. O espaço para os arrumar é escasso e há alguma urgência em fazer a sua catalogação. Arregaçando as mangas, mais uma vez, a D. Graça carimba e cataloga os livros, passando horas a fio no computador a tratar de tudo. Tem formação nesta área, o que é sem dúvida uma mais-valia.
    Feira do livro na escola. É preciso conferir os livros, arrumar as mesas e distribuir os livros pelo espaço. Passámos o dia todo a conferir e a arrumar, mas sem a ajuda preciosa da D. Graça, nunca teríamos  acabado a tempo da abertura. 
    O assistente da biblioteca é o braço direito do professor bibliotecário, é aquele que cuida do espaço, que ajuda nas atividades, que conhece a biblioteca e os seus recursos como ninguém, que ajuda os alunos na seleção de livros, que tem sempre um ombro amigo para quem quer conversar. 
    Que seria de nós, professores bibliotecários, sem esta preciosa ajuda? 

#assistentedebiblioteca









Sem comentários:

Enviar um comentário

Voluntariado de Leitura

Retomámos hoje o "Voluntariado de Leitura", a Mariana Costa, a professora bibliotecária e repórter de imagem Lara Gonçalves, foram...