quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Leituras no CAA

No âmbito da comemoração do São Martinho, os alunos do CAA, juntamente com as docentes Anabela Morais, Ana Lopes e Sílvia Pombo, fizeram a leitura da Lenda de São Martinho e, entre outras atividades, uma ficha de verificação de leitura através de um crucigrama.

Leiam a história e façam o crucigrama. 

Lenda de S. Martinho

Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.

Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo. Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.

Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.

Nesse momento... as nuvens e o mau tempo desapareceram.

Parecia que era Verão! Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.

É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo outono, durante cerca de três dias, o tempo fica melhor e mais quente: é o verão de São Martinho.

(Fonte desconhecida)

LINK PARA CRUCIGRAMA

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Voluntariado de Leitura

Retomámos hoje o "Voluntariado de Leitura", a Mariana Costa, a professora bibliotecária e repórter de imagem Lara Gonçalves, foram...