segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Livros do Mês de Dezembro


2 HISTÓRIAS DE NATAL

Alice Vieira


Neste livro, são apresentadas duas histórias de Natal. Uma primeira sobre uma criança cujos pais não querem acreditar que o Pai Natal existe. A segunda, um Pai Natal que acha que também tem direito a receber presentes.

Excertos:

«Quando o despertador tocou, a casa inteira parecia ainda adormecida. Lavínia sentou-se na cama e, de repente, lembrou-se que o Natal estava à porta.

"Meu Deus", exclamou, "tanta coisa para fazer e eu aqui deitada!" Não tardaria a ver a Mãe chegar a pedir-lhe o pequeno-almoço, ou o Pai a resmungar porque queria ter ficado mais tempo na cama. "Adultos...", pensou, "é preciso ter muita paciência com eles..."

A Mãe andava agora com aquela mania de que o Pai Natal não existia!...»

A primeira prenda do Pai Natal (excerto da obra)

«O Pai Natal acordou muito cedo. Olhou para o lado: a Mãe Natal ainda dormia. Levantou-se com muito cuidado (se ela acordava de repente ficava impossível de aturar) e, em bicos de pés, foi até à porta da rua. Abriu-a muito devagar e lançou os olhos, ainda vagamente piscos de sono, pela imensidão gelada à sua frente. Neve, neve e nada mais além de neve. Uma brancura que até fazia arder a vista.»



ALTO AÍ!

CONTOS DA FRONTEIRA TRASMONTANA

 Jorge Tuela


 Esta obra de Jorge Tuela apresenta, entre outras histórias, um conto de natal passado na fronteira transmontana. Uma história repleta de tradições e contrabando.

 Excerto:

“Nelo e Tina eram dois irmãos nascidos na casa de um pobre lavrador, na povoação fronteiriça de Sodeceiça. O rapaz tinha seis anos e a menina quatro. Nessa altura, por aquelas paragens, ainda não se conhecia o Pai Natal e as prendas, fracas e simples, quando as havia, quem as trazia era sempre o Menino Jesus que, depois da meia-noite, passava pelas casas dos meninos que se portassem bem. (…)”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Voluntariado de Leitura

Retomámos hoje o "Voluntariado de Leitura", a Mariana Costa, a professora bibliotecária e repórter de imagem Lara Gonçalves, foram...