quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Quer ser um Voluntário da Leitura?
Saiba mais em : http://www.voluntariosdaleitura.org/



Missão/Apresentação do Projeto

Missão/Apresentação do Projeto
O projeto Voluntários de Leitura, criado em 2012 pelo CITI – Universidade Nova de Lisboa , destina-se a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura, através da criação de uma plataforma digital que estimule a adesão de voluntários e funcione como instrumento congregador de iniciativas de escolas, bibliotecas e outras organizações.

Propõe-se lançar novas iniciativas e a aprofundar os efeitos das que já existem, congregando em rede cidadãos e instituições e potenciando parcerias internacionais.

A investigação e muitas experiências realizadas em diferentes países têm vindo a comprovar que tanto a aprendizagem formal da leitura, como o aprofundamento das competências que a leitura envolve são largamente beneficiadas pelo apoio de voluntários que, lendo em voz alta ou acompanhando o esforço pessoal das crianças, dos jovens e até dos adultos promovam o gosto pelos livros e o prazer de ler.

O voluntariado de leitura deverá constituir um importante apoio à ação das escolas, bibliotecas e famílias, sobretudo aquelas que dispõem de menos condições para prestarem um acompanhamento individualizado na área da leitura.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

              
 
      LEVA E TRAZ é um espaço teu e de todos, localizado no pavilhão e no bar da escola.
- Partilha e usufrui do espaço de leitura, participa enriquecendo-o com revistas e jornais que tenhas em casa.
 
 Direitos do leitor
O direito de não ler.
O direito de saltar páginas.
O direito de não acabar um livro.
O direito de reler.
O direito de ler não importa o quê.
O direito de amar os “heróis” dos romances.
O direito de ler não importa onde.
O direito de saltar de livro em livro.
O direito de ler em voz alta.
O direito de não falar do que se leu.
               
Daniel Pennac

Treino da Leitura

No âmbito da atividade “treino da leitura”, sugerida pela biblioteca escolar, os alunos do 5.º B, orientados pela docente Ana Luísa Estevinh...