Trabalhos dos Alunos

CONTOS DE NATAL

Publicam-se os dois textos vencedores do Concurso Conto de Natal" 2022/2023

FILIPE, O BONECO DE NEVE

Era uma vez duas meninas que se chamavam Jéssica e Marta. Jéssica tinha oito anos e Marta tinha nove anos.

Num dia de neve Marta teve uma ideia:

- Jéssica, e se fizermos um boneco de neve?

- Claro, vou buscar uma cenoura e uns ramos, tu podes ir buscar um gorro, dois botões, pedras e um cachecol. -disse Jéssica

Fizeram então o boneco de neve e decidiram chamar-lhe Filipe. A Mãe da Marta chamou as duas meninas para almoçar e quando voltaram para a rua viram o boneco Filipe a andar. Elas ficaram muito admiradas.

- Uau, nunca pensei que ia ganhar vida! -exclamou a Marta

- Eu posso transformar objetos em bonecos de neve – disse o boneco Filipe.

A mãe da Marta foi procurar as meninas e quando viu o boneco de neve a andar perguntou se alguém o tinha convidado.  

- Claro que não mãe, é o boneco de neve que construímos. -disse a Marta muito séria.

- Fizeram magia?  

- Não sabemos o que aconteceu, mas ele ganhou vida.

Entretanto entraram em casa para enfeitar a árvore de natal, mas do lado de fora, o boneco de neve Filipe fazia-lhes caretas e elas distraiam-se e deixavam cair os enfeites ao chão. A mãe da Marta ralhava-lhes até ao ponto de ir tapar a janela com a cortina. O boneco de neve, a Marta e a Jéssica ficaram muito tristes.

Quando terminaram de enfeitar a árvore de natal, foram decorar o exterior da casa. Foram à garagem procurar coisas que já não eram usadas pelo pai da Marta e fizeram vários enfeites para o pinheiro. Divertiram-se muito a fazer os enfeites e a decorar o pinheiro com a ajuda do Filipe, pois também se queriam divertir juntos.

Todos os dias a Jéssica vinha brincar para o jardim da Marta onde se juntavam a Filipe.

Infelizmente, chegou o dia de Reis, e foi preciso arrumar as decorações de Natal. Elas gostariam que a época de Natal durasse mais tempo, pois gostavam das decorações de Natal.

Entretanto, o boneco Filipe começou a derreter e as duas meninas ficaram muito tristes, mas acreditaram que para o próximo Natal poderiam fazer outro Filipe.

Trabalho realizado pelo: 4º B

_______________________________

É noite de Natal!

Mais um ano e o Pai Natal anda na sua tarefa. Chegou a casa do Serafim, uma família pobre, mas onde havia muito amor. Como era habitual junto à árvore a família a pedido do menino deixava sempre muita comida junto ao pinheiro para o homem das barbas brancas saciar a fome.

O Pai Natal já cansado e faminto começou a comer. A árvore ao ver tanta vontade de comer disse:

- Não é para comer tudo.

- Então é para quem? -perguntou o velhote.

A árvore insistiu:

- Não comas muito, a chaminé é estreita.

O Homem foi enchendo a pança e já bem farto exclamou:

- Vou esperar mais um pouco e volto a comer mais alguma coisa.

Já com a barriga cheia pensou em ir embora, mas aqui começaram os problemas, não conseguia passar na chaminé.

-Eh! Eh! – Sorria a árvore de contente.

- Socorro, socorro, estou entalado! – anunciou o Pai Natal.

Assustado e com medo de ser descoberto esperou pela manhã e sem ninguém dar por nada saiu pela porta, mas pobres das crianças que não receberam presentes e ficaram a pensar que tinham feito alguma asneira.

De manhazinha o Serafim foi à árvore e viu muitos presentes. Admirado e contente distribuiu alguns dos presentes que tinha em sua casa pelos vizinhos.

Natal é tempo de partilha, amor e humanidade.

Trabalho realizado pelo: 4º A



_____________________________________

TEXTO DE OPINIÃO

No âmbito das disciplinas de português e cidadania, os alunos, do 5.º B, fizeram uma atividade de escrita sobre o tema "A ocupação dos tempos livres no tempo dos nossos avós e atualmente". 

Deixamos aqui o texto de opinião produzido pelos alunos.

 

"A infância dos avós

Ocupação dos tempos livres no tempo dos nossos avós

No tempo em que os nossos avós eram crianças, os tempos livres eram muito diferentes dos da atualidade.  A maior parte dos jovens quase não tinha tempo para brincar, pois, além da escola, tinham também de ajudar a família na agricultura e a cuidar dos animais.

Quando tinham algum tempo livre, depois de cumpridas as tarefas domésticas, a maioria jogava jogos tradicionais tais como: o fito, o chino, a relha e os paus isto era praticado essencialmente pelos rapazes. Por outro lado, as raparigas jogavam à macaca, saltavam à corda, as bonecas eram feitas de trapos e algumas faziam renda.

Atualmente, as crianças da nossa idade ocupam o tempo livre de maneiras muito diferentes, passam muito tempo em frente aos écrans de telemóvel, computador, tablets, consolas e televisão. Comparando a ocupação dos tempos livres dos nossos avós com os nossos, podemos afirmar que se hoje em dia são mais avançados em termos tecnológicos, os nossos avós ocupavam o tempo de uma maneira mais saudável.

A ocupação dos tempos livres foi mudando de forma drástica ao longo dos tempos, no entanto, há alguma coisa em comum como jogar futebol."

Alunos do 5.º B

Dia Mundial da Língua Portuguesa

Sendo uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, o Português é uma das principais línguas de comunicação internacional. 

Em 2019, a UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de maio de cada ano como Dia Mundial da Língua Portuguesa, data que já era comemorada desde 2009 pelos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Para assinalar este dia, a Biblioteca Escolar partilha o trabalho realizados pelos alunos da professora Minervina Fernandes, turma do 4.ºA,  da escola básica de Vinhais - Português: mapa de histórias, num trabalho colaborativo com a biblioteca escolar.

Os alunos fizeram a leitura de várias de obras literárias de autores lusófonos e, posteriormente, gravaram excertos desses livros que foram registados no mapa, que apresentamos de seguida. 

Criado com o Padlet


Literacia Dos Media


O presente pablet dá conta do trabalho realizado, nas disciplinas de Português e Cidadania e Desenvolvimento, da responsabilidade da docente Anabela Cavaleiro, em colaboração com a biblioteca escolar e aplicando o referencial "Aprender com a biblioteca escolar". Durante as sessões, os alunos realizaram diversas atividades sobre os meios de comunicação, refletiram sobre a sua utilização e tiveram ainda oportunidade de produzir diferentes documentos. São esses trabalhos produzidos que fazem parte desta recolha.

Criado com o Padlet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Voluntariado de Leitura

Retomámos hoje o "Voluntariado de Leitura", a Mariana Costa, a professora bibliotecária e repórter de imagem Lara Gonçalves, foram...